About the blog

“…Viajar é a verdadeira grande paixão da minha vida. Sou leal e constante em meu amor pelas viagens,
de um modo como nem sempre fui leal e constante em relação às minhas outras paixões... Eu as adoro. Porque elas são minhas. Porque são exatamente a minha cara…”

(trecho do livro "Comer, Rezar, Amar")

Saiba mais sobre mim.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Tailândia: Chiang Mai, onde se hospedar e o que fazer

Hospedamo-nos no Hostel MD House, que está super bem localizado: a 10 min do aeroporto (120THB); 10min do Night Market (100THB); em frente a um Exchange Money; e dentro do hotel tem uma agência de turismo! (Gostamos tanto da agência que fechamos todos os nossos pacotes turísticos com ela).
Em relação ao hotel, o staff é bem ruim (parece que não querem trabalhar e foram grosseiros); o quarto é simples, mas ok (cama e banheiro ok e tem ar condicionado); o café da manhã é bem simples (1 pão, ovo e café); tem wi fi e quarto para deixar a mala depois do check out; tem serviço de laundry (1,5 US$ por 1kg de roupa, que voltou até cheirosinha, rsrs). Recomendo o hotel dentro destes quesitos. Ah, e pagamos em torno de 9US$ a diária para quarto duplo!

Além disto, tem um restaurante maravilhoso de comida local ao lado do hotel: Bamboo! Delicia!!! Elegemos o melhor Pad Thai (prato local que você se viciará e que é tãaaaao especial que faço um parágrafo só para ele!) e o melhor com suco de banana com abacaxi da viagem!!!! E pagamos somente 160 THB (5US$) por tudo isto!

Fizemos tudo que gostaríamos em Chiang Mai: cooking class + tigres + elefantes + templos + Night market!!! Ficamos 3 dias, mas recomendo ficar pelo menos 4 dias, para conseguir ir pelo menos à uma baladinha (se for de interesse, claro!) e fazer uma massagem tailandesa.

DIA 1:
Chegamos às 15hs no hotel e lá na agência mesmo já conseguimos fechar o pacote para o Cooking Class. Fizemos na escola Smart Cook, com a cozinheira Pamela. Pegamos somente half day, das 16 às 20hs (tempo mais do que suficiente), que nos dava direito a aprender 5 pratos tailandeses + ganhar o livro de receitas + ida ao mercado da cidade comprar os produtos + transfer de ida e volta do hotel + comer os pratos (claro!!). Nós amamos!!!!!! Pamela é demais e a escola é uma gracinha: limpa e extremamente organizada! Foi tudo muito legal!! Super recomendo. Pagamos 600 THB (20 US$). Cozinhamos os pratos abaixo e o principal foi o Pad Thai, delicioso!

Samanta, nossa professora de culinária,
nos ensinando o que comprar no mercado.

Cinco pratos tailandeses que
aprendemos a cozinhar.

Escola Smart Cooking, Chiang Mai, Tailândia

Eu e Júlia aprendendo a cozinhar!
Chiang Mai, Tailândia

Alguns ingredientes da culinária tailandesa.

Resultado da minha aula de culinária:
Pad Thai, sopa e Spring role! Chiang Mai, Tailândia

Escola Smart Cooking,
Chiang Mai, Tailândia

Saímos da aula às 20:30hs e fomos direto para o Night Market (Anusarn Market), onde batemos perna ate às 24hs. Tem de tudo neste marcado, mas o MUST HAVE para comprar são as bolsas bordadas tailandesas (lindas, em torno de 500THB = 15,6US$); calça tailandesa 150THB; e decoração para casa.

Night Market, Chiang Mai, Tailândia

Luminárias tailandesas por US$5.

Churrasquinho tailândes por 5THB. Night Market, Chiang Mai, Tailândia

Potes de arroz no Night Market,

Vai um peixe aí? Night Market,

Temperos tailandeses no Night Market,

Ovinhos de codorna no Night Market,
Chiang Mai, Tailândia

DIA 2:
No dia seguinte fizemos o pacote turístico de half day para conhecer o templo mais famoso de Chiang Mai, o Wat Phrathat Doi Suthep, e a tribo Meo Hill Tribe Village, em Doi Pui. Pegaram-nos no hotel entre às 8:30hs e nos deixaram de volta às 13hs. Não recomendamos fazer este passeio com pacote turístico, pois perdemos muito tempo pegando gente em hotel e, portanto, não tivemos tempo suficiente nos templos. Além disto, achamos extremamente desnecessário conhecer esta vila, pois só tem uma plantação de ópio e um museu nativo que conta um pouquinho sobre a estória da tribo. Em compensação, o templo é lindo e poderíamos ficar tranquilamente 2hs o conhecendo, além de passear pela feirinha do lado de fora. Pagamos 700 THB neste pacote, que incluía os transfers e o ingresso para entrar no templo. Nossa recomendação portanto é contratar um motorista (taxista ou Tuk Tuk) para lhes levar  e buscar somente no templo.

Entrada do templo Wat Phrathat Doi Suthep,

Templo Wat Phrathat Doi Suthep,

Budistas no templo Wat Phrathat Doi Suthep,

Wat Phrathat Doi Suthep, Chiang Mai, Tailândia

Eu agradecendo por mais esta viagem incrível.

Monge budista no Wat Phrathat Doi Suthep,

Criança linda no templo Wat Phrathat Doi Suthep,

Crianças da vila Meo Hill Tribe Village,

View point da vila Meo Hill Tribe Village,
Chiang Mai, Tailândia

Trajes para ocasiões especiais da tribo
Meo Hill Tribe Village,

Plantação de Ópio na
Chiang Mai, Tailândia

Pela tarde fomos Tiger Kingdom, brincar com alguns “gatinhos”, rsrs. Este passeio fizemos por conta própria e foi suuuuper tranquilo! Pagamos um motorista de Tuk Tuk 250THB (US$8) para nos pegar no hotel, nos esperar no Tiger Kingdom e na volta nos deixar no Night Market.
Não gastamos mais que 2hs com este passeio, pois o Tiger Kingdom fica a 30min da cidade e geralmente você paga para ficar uns 30 minutos na jaula com os tigres.
Nós compramos o ticket para o Big Tiger (420THB = 13US$) que te dava direito a um tigre para 2 pessoas, por 20/30min dentro da jaula. Nós amamos!!! É extremamente seguro e organizado e 20 min foi mais do que suficiente para brincarmos com eles e tirarmos algumas fotos.

Nem Tchum pra mim! Chiang Mai, Tailândia

Sambando na cara do perigo.

Carinho na patinha! Chiang Mai, Tailândia

DIA 3:
Neste dia fomos a uma fazenda de elefantes , a Jumbo Trekking. Pagamos 2200 THB ( quase 70US$) que nos dava direito a transfer de ida e volta (pegando no hotel) + ficar um dia inteiro com eles na fazenda: os alimentamos; andamos neles (sem cadeirinha e sem escada para subir, o que foi animal!); demos banho; e almoçamos no lugar.
Faço questão de confessar que estávamos com a expectativa bem baixa em relação à este passeio e com grande receio de ser bem ruim depois de tudo que lemos no Trip Advisor. Mas amamos!!! Posso dizer com toda certeza que este dia foi um dos mais especiais da minha vida!!

O lugar é realmente uma fazenda (simples, mas fazenda) que possui alguns elefantes (que ficam SOLTOS!!!) e está localizada a mais ou menos 1:30hs de Chiang Mai. A guia era extremamente fofa e divertida, e tinha todo o cuidado para nos deixar bem a vontade. Eles nos deram roupas especiais para vestirmos no lugar das nossas e tinha um lugar para deixarmos nossas coisas (claro que coisa de valor mantive comigo).  Não vimos nenhum sinal de maltrato nos animais, para nossa maior felicidade! Além de tudo isto, há uma outra pessoa que tira fotos com nossas máquinas fotográficas. No pacote dizia que eles nos enviariam as fotos que eles tiraram com a maquinas deles, mas estas infelizmente nunca chegaram. Ainda bem que com as nossas ficaram lindas! Veja abaixo o resultado do passeio!!! Pontuo também que vale a pena fazer o dia inteiro e não somente half day, pois foi super especial! O almoço é bem simples, mas ok. Super recomendo!!!!

Apaixonada pelos gordinhos,

A querida guia nos ensinado tailandês
para “pilotar” o elefante, rsrs

Hora do Banho!!! Chiang Mai, Tailândia

Aprendendo a alimentá-lo. Chiang Mai, Tailândia

Eu e Júlia morrendo de rir,
não me lembro o motivo!!

Look do dia, rsrs. Chiang Mai, Tailândia

Preparo do nosso almoço:
lembrou-me muito minha infância
na roça dos meus avós
Chiang Mai, Tailândia

Infelizmente não conseguimos fazer nenhuma massagem em Chiang Mai e nem pegar nenhuma baladinha L. Mais um motivo para eu recomendar quatro dias na cidade para você que quer fazer tudo o que fizemos. Para os que querem ir à baladas, uma amiga brasileira que estava lá no mesmo período que eu, nos disse que há uma rua dos bares que se chama Yellow e que é bem legal. Talvez valha a pena conferir!

Sentimos uma grande diferença entre os tailandeses e vietnamitas. Aqui, como o turismo já está bem estruturado, há algumas certas segundas intenções por traz dos pacotes turísticos e transporte. Portanto, fique atento e negocie sempre. Eles falam mais inglês que no Vietnã, mas ainda é bem complicado, rsrs.

De Chiang Mai, Tailândia, voamos para Ko Phi Phi, Tailândia

Para saber mais sobre Chiang Mai, Tailândia, leia:

Boa viagem!

Re Assunção, brasileira de Belo Horizonte, cidadã paulista há 4 anos e de malas prontas rumo à minha nova moradia: Cingapura!!!