About the blog

“…Viajar é a verdadeira grande paixão da minha vida. Sou leal e constante em meu amor pelas viagens,
de um modo como nem sempre fui leal e constante em relação às minhas outras paixões... Eu as adoro. Porque elas são minhas. Porque são exatamente a minha cara…”

(trecho do livro "Comer, Rezar, Amar")

Saiba mais sobre mim.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Camboja: Onde se hospedar, quanto tempo ficar e o que fazer

Pegamos táxi dentro do aeroporto, onde você já paga um valor fixo (10US$), bem tranquilo e seguro. Hospedamos-nos no hotel Lotus Lodge, que fica mais afastado do centro, mas que mesmo assim dá uns 5min de Tuk Tuk. O quarto é bem grande, com ventilador e ar condicionado. Os atendentes são ótimos, falam inglês (o dono é canadense), e estão dispostos a ajudar. Tem free pick up do aeroporto e tuk tuk de graça para o centro. Apesar destes benefícios, tenho dúvidas se recomendo. É um hotel ok somente. Acho que vale à pena arriscarem outro. Pagamos US$15 pela diária.

Em Siem Reap, vale conferir, com certeza, os três maiores e principais templos, além de passear pelo centro da cidade:
- Angkor Wat, o maior monumento religioso do mundo (tem que assistir o sunrise lá!!!);
- Bayon Temple (em Angkor Thom) e suas 261 enigmáticas faces direcionadas para a floresta;
- Taphrom Temple ou Tomb Raider temple (do filme da Angeline Jolie), no qual a natureza e suas árvores se espalham entre as ruínas.

Ficamos dois dias na cidade, mas recomendo pelo menos três.

DIA 1:

Chegamos à Siem Reap por volta das 17hs. Deixamos as coisas no hotel e já fomos bater perna no centro da cidade, onde funciona o night market das 18hs às 24:30hs. Jantamos na Pub Street, no restaurante Cambodia BBQ. Bem gostoso! E já nos viciamos em um prato local: Amok, que é uma sopa de frango ou peixe, com de leite coco e molho de limão. Deliciosa!!! Tem que experimentar!  Depois fizemos foot massage por US$4 (que na verdade é mais massagem na batata da perna do que no pé, rsrs).

Pub Street, Siem Reap, Camboja

Prato local: Amok, delicioso!!! Siem Reap, Camboja

Fishing massage, Siem Reap Camboja

DIA 2:

Neste dia madrugamos para ir para Angkor e começar o dia assistindo ao lindo nascer do sol entre as grandes ruínas do Camboja!
Fechamos o pacote com o próprio hotel, que nos dava direito a um motorista de Tuk Tuk + guia + sunrise (sim, você paga mais para ver o nascer do sol). De qualquer maneira, tudo isto deu um total de US$50, para o motorista e guia ficarem com a gente o dia todo!!!! (US$15 Tuk Tuk +US$30 guia + US$5 sunrise).

O motorista do Tuk Tuk e o guia Remy nos pegaram no hotel às 4:45hs da manhã. Gastamos uns 30 minutos ate a região dos templos, pois paramos para comprar o ingresso (US$20). Estava bem friozinho na estradinha, portanto, se forem nesta época (inverno asiático), vale a pena levar um casaquinho.

ATENÇÃO: Para entrar nos templos, (principalmente na torre mais alta do Angkor Wat), não pode estar vestido de short, saia e nem mostrar o colo. Portanto, aconselho a ir de calça (pois geralmente os tours se começam por este templo) e leve um short na mochila para usar depois, pois fica muuuuito quente. DICA: a melhor coisa que comprei nesta viagem foi a calça tailandesa (foto abaixo). Paguei R$15 e é bastante fresca e extremamente confortável!

Calça tailandesa: R$10 de muito conforto!
Siem Reap, Camboja

Sunrise - Angkor Wat Temple, Camboja #nofilter

Sunrise no pátio de Angkor Wat, Camboja

deus Vishnu, Angkor Wat, Camboja

Monge no flagra! Angkor Wat, Camboja

Grande muro do primeiro recinto, Angkor Wat, Camboja

Eu nas escadas de acesso ao primeiro recinto,

Vista do 3° e último recinto ou como dizem,
vista das montanhas dos deuses,

2.000 Apsarás (dançarinas celestiais)
esculpidas nas paredes do templo,
Angkor Wat, Camboja

De Angkor Wat, pegamos o Tuk Tuk e fomos para a cidade de Angkor Thom, onde se localiza o Templo BAYON. Diferente de Angkor Wat, Bayon foi criado para consagrar o Budismo que se encontra explícito nas 261 enigmáticas faces do Buda da Compaixão (Avalokitesvara), que estão espalhadas nas 54 torres do templo. Foi maravilhoso vivenciar esta arquitetura perfeita e o clima de mistério e cultura presente lá. Ficamos em torno de 2hs.

Entrada oficial da cidade

Bayon Temple, Angkor Thom, Camboja

História esculpida nas paredes
do Bayon Temple, Angkor Thom, Camboja

Depois, o guia Remy nos levou em outros templos menores nesta mesma cidade e que nem estava no nosso roteiro: Tep Pranam; Baphuon Temple (representação de uma pirâmide); Terrace of Elephants (usado para cerimônias públicas do Rei);

Tuk Tuks estacionados

Cambojanos nadando em uma
das piscinas de Angkor Thom, Camboja

Terrace of Elephants, Angkor Thom, Camboja

E por último, fomos ao templo Ta Phrom , que foi palco do filme Lara Croft: Tomb Raider (2001), com Angeline Jolie. Diferente dos outros templos de Angkok, Ta Phrom foi engolido pela floresta, tendo árvores e suas grandes raizes se misturando as ruínas, o que torna a visita ao tempo algo único e espetacular!  Ficamos pelos menos 1h.

Tomb Raider’s Tree, da cena
do filme Lara Croft - Ta Phrom, Camboja

Raíz de árvore que se mistura
com o templo Ta Phrom, Camboja

Artista em meio às ruínas, Ta Phrom, Camboja

Pelo corredor de Ta Phrom, Camboja

Monges entre as ruínas de Ta Phrom, Camboja

Pequeno monge posando para mim,
Ta Phrom, Camboja

De Siem Reap, Camboja, voamos para Chian Mai, Tailândia.

Para saber mais sobre Siem Reap, Camboja, leia:

Boa viagem!

Re Assunção, brasileira de Belo Horizonte, cidadã paulista há 4 anos e de malas prontas rumo à minha nova moradia: Cingapura!!!